sexta-feira, 1 de julho de 2011

Rosácea

Rosácea é uma doença da pele da face humana, que se caracteriza por manchas eritematosas e vasculite formando telangiectasias em peles oleosas. Pode infeccionar e criar pústulas e abcessos. Por esta razão é também conhecida como "acne rosácea".
A rosácea está muito relacionada com o estado psicológico do paciente e piora com a ingestão de álcool, bebidas quentes, frio e vento. O tratamento resume-se a evitar os fatores desencadeantes acima e tratar as complicações infecciosas.

[editar] Introdução

A rosácea é uma condição comum muitas vezes confundida com outras doenças. Estima-se que afete mais de 45 milhões de pessoas no mundo.[carece de fontes?] É mais frequente em caucasianos descendentes de parentes da região noroeste da Europa, mas também afeta pessoas de outras etnias. A rosácea se inicia por um eritema na região central do rosto, na região da bochecha, do nariz, do queixo e da testa. Mais raramente pode afetar o pescoço, tórax, orelhas e couro cabeludo.[1]. À medida que a rosácea progride, outros sintomas são percebidos, tais como eritemas semi-permanentes, telangiectasia (dilatação dos vasos sanguíneos da face), presença de pequenas bolhas e pústulas avermelhadas, olhos avermelhados, sensação de ardor e queimação e, em alguns casos avançados, lóbulos avermelhados no nariz (rinofima). A doença pode ser confundida e coexistir com a acne e a dermatite seborreica. Pode afetar ambos os sexos, mas é três vezes mais comum em mulheres e manifesta-se principalmente entre os 30 e os 60 anos de idade.

[editar] Subtipos de sintomas

Zonas Principais da Rosácea
Existem quatro subtipos identificados de rosáceas[2] e os pacientes normalmente apresentam mais de um subtipo concomitantemente[3]
  1. Erythematotelangiectatic rosacea: (eritema) permanente com tendência para o rubor facial (por esforço físico e de natureza sentimental, como vergonha, raiva e pudor). É comum a presença de pequenos vasos sanguíneis visíveis na superfície da pele facial (telangiectasias) com possíveis sensações de queimação e coceira.
  2. Papulopustular rosacea: Alguma vermelhidão com bolhas vermelhas (pápulas) preenchidas por um pouco de pus (pústulas) (que tipicamente duram entre 1 a 4 dias); esse subtipo pode ser facilmente confundido com a acne.
  3. Phymatous rosacea: Esse subtipo é comumente associado com a rinofima, um aumento do nariz. Os sintomas incluem o espessamento da pele, nódulos superficiais irregulares e aumento do nariz. Phymatous rosacea também pode afetar o queixo (gnatofima), testa (metofima), bochechas, pálpebras (blefarofima), e orelhas (otofima).[4] Telangiectasias tamém podem estar presentes.
  4. Ocular rosacea: Olhos e pálpebras avermelhados, irritados e secos. Inclui sensações de queimação e coceira nos olhos e pálpebras.
Portadores de rosácea frequentemente reportam períodos de depressão associadas aos desfiguramento estético causado pela doença. Contribuem para isso a sensação física de queimação e sentimento de perda de qualidade de vida.[5]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ros%C3%A1cea_(doen%C3%A7a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário